Etapa Municipal da Conae 2014 (Foto: Harlley Rebouças /VirtualMamoré)
Delegados e Suplentes eleitos para representar o município (Foto: Harlley Rebouças /VirtualMamoré)
Durante todo o dia, os envolvidos discutiram três eixos temáticos: Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. O encontro seguiu a recomendação do documento referência da Conferência Nacional de Educação.
Além disso, também foram eleitos 5 delegados e 4 suplentes para representar o município no próximo evento que acontecerá em data ainda a ser definida. As deliberações realizadas durante o encontro microrregional serão encaminhadas à Conferência Estadual de Educação que, por sua vez, encaminhará as deliberações do Estado de Rondônia à Conferência Nacional de Educação prevista para acontecer de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.
CONAE - A Conferência Nacional de Educação é um espaço democrático articulado pelo Ministério da Educação (MEC) para a participação de estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral, no desenvolvimento da Educação Nacional. A Conferência está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós-Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país.
Eixos da Conae 2014:
I – Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, organização e regulação;
II – Educação e diversidade: justiça social; inclusão e direitos humanos;
III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;
IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;
V – Gestão democrática, participação popular e controle social;
VI – Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
VII – Financiamento da educação, gestão, transparência, controle social dos recursos.
(Foto: Harlley Rebouças /VirtualMamoré)
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