Dona Francisca uma das pessoas mais velhas de Nova Mamoré completou 100 anos

Foto

Dona Francisca

Foto

Carteira de Identidade de Dona Francisca

Francisca Camila de Araújo, completou 100 anos de vida no ultimo sábado (7), Senhora Francisca nasceu na Cidade de Viçosa Estado do Ceará no dia 7 de setembro de 1913 (Dia da Independência do Brasil), Na época, a expectativa de vida era de, no máximo, 40 anos. Energia elétrica e água encanada era um luxo para poucos. Casou-se com Pedro Pereira Lima e fruto deste casamento teve 07 filhos, 32 netos e 92 bisnetos.

O aniversário foi comemorado com muita festa entre amigos e familiares em sua residência no bairro planalto, com a presença do padre patrik que ao final da tarde celebrou uma missa comemoração ao seu centenário.

Dona Francisca relatou que quando morava no Ceará conheceu Lampião e Maria Bonita, mas que antes de conhecê-los ficou com medo da fúria de Lampião, ainda moça, na época dos seringais, saiu do Estado do Ceará de navio com destino a Rondônia, antes de chegar em Nova Mamoré na década de 60 morou por mais de 18 anos na cidade de Ariquemes. Além de Lampião e Maria Bonita, Dona Francisca relata com detalhes passagens da história do Brasil que encanta crianças e adultos.

Seu marido Pedro Pereira Lima, foi soldado da borracha e faleceu em meados de 1980. Além de Lampião e Maria Bonita, Francisca relata passagens da histórias da época dos seringais que encanta crianças e adultos.

Assim dona Francisca umas das pessoas mais velhas e sabias do Município de Nova Mamoré chega aos 100 anos, com muita saúde e uma dádiva que poucos em idade avançada têm a lucidez.
Assim foi o Século de Dona Francisca:
- Houve duas guerras mundiais;
- Inventaram a TV;
- O homem pisou na lua pela primeira vez;
- Inventaram o computador pessoal, internet e o ipad.

Postar um comentário

0 Comentários