Senador Valdir Raupp cobra recursos para recuperação da BR-425

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Senador Valdir Raupp

Em pronunciamento no Plenário, nesta segunda-feira (2), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) destacou audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado (CRA) realizada em Rondônia, no último fim de semana, para debater melhorias no setor para o estado.

Na audiência, com a presença de prefeitos, vereadores e diversas autoridades estaduais e federais, foi apontada a necessidade de obras de infraestrutura na cidade de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia, a exemplo do que tem sido feito em Manaus, Macapá, Santana, Boa Vista e outras áreas de livre-comércio.

O senador lembrou que Guajará-Mirim e Nova Mamoré estão há muito tempo sem receber investimentos. Ele ressaltou as condições da rodovia BR-425, onde semanalmente circulam centenas de carretas, que já está completamente danificada, sem recuperação por parte da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

- Então, fizemos lá um apelo para que a Suframa possa investir talvez R$ 30 milhões ou R$ 40 milhões ou R$ 50 milhões para poder recuperar o tempo perdido e o estrago que esse movimento da Suframa tem causado na BR-425 e na cidade de Guajará-Mirim - disse.

O parlamentar também informou que se reuniu com o secretário-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Tarcísio Freitas, por quem soube que a licitação para a rodovia já está pronta e a ordem de serviço deverá ser dada entre o dia 6 e o dia 12 de setembro.

- O contrato estará sendo assinado para que os dois lotes da BR-425, no valor de aproximadamente R$ 150 milhões, possam ser executados, tirando o povo de Guajará-Mirim e Nova Mamoré do isolamento - explicou.e
O senador ainda lembrou que é preciso resolver a questão das exportações de produtos de origem vegetal e a construção de um porto moderno, pois os embarques são feitos na barranca do rio. Além disso, foi discutida a ponte binacional que ligará Brasil e Bolívia, compromisso do governo federal para cumprir o Tratado de Petrópolis, de 1902.

- Portanto, há mais de 110 anos, o Brasil deve uma ponte à Bolívia, para que ela possa ter saída para o Atlântico via Hidrovia do Madeira. E nós estamos cobrando isso com muita força. O projeto deve estar pronto, e eu espero que seja licitado ainda neste ano - afirmou.

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