Entrevista: Reginaldo Campos Pereira, conheça o novo padre de Nova Mamoré

Foto

Padre Reginaldo mostra o seu espaço particular aonde costuma fazer orações

O encontro com o novo padre aconteceu na Sexta-feira, (4) Dia de São Francisco de Assis. Nossa primeira conversa com o novo padre foi muito boa. Encontramos um homem descontraído, de palavras rápidas e amorosas. Jeito humilde e extremamente atencioso.

Reginaldo Campos Pereira, hoje tem 43 anos, nasceu na cidade de Campo Belo interior de Minas Gerais no dia 7 de Dezembro de 1969. Aos dois anos de idade mudou-se com a família para a cidade de Formiga, onde ficou até os 16 anos, idade em que partiu para o seminário aonde através do caminho religioso encontrou o sentido na vida. Hoje, considera ser um homem muito apegado à família, ainda sofre a perda da mãe, que morreu há dez anos de câncer.
A partir do dia 30 de outubro, Reginaldo Campos Pereira passará a ser o pároco da Paróquia São Francisco de Assis. Ele substituirá o Padre Patrik Samuel que assumirá a paroquia de São Carlos do Bom Romeu em Lagoa da Pátria, Minas Gerais - a previsão para sua posse por lá é no dia 11 janeiro.
Na entrevista desta semana, você é convidado um pouco sobre conhecer a vida, os pensamentos e a história do novo Padre de Nova Mamoré.

Como o senhor reagiu no momento em que ficou sabendo que assumiria a Paróquia de São Francisco de Assis, em Nova Mamoré? Bem, foi um convite que o Bispo fez a todos os padres, porém eu mesmo me coloquei a disposição para assumir. Já tinha visitado Nova Mamoré duas vezes uma em 2011 e outra em 2012, mas dessa vez vim pra ficar [risos]. A saída de um lugar onde você está acostumado e se sente muito feliz, com boas amizades e bom trabalho pastoral realmente é um pouco difícil, mas a felicidade que eu estou sentindo em estar aqui, me faz supri toda essa carência.

Como descobriu sua vocação para ser padre? Minha família é muito católica. Isso ajudou muito a ter amor pela Igreja e viver o cristianismo pela fé católica. Desde Criança eu tinha essa vontade de ser padre, fui coroinha do padre Clemente é ia com ele para as celebrações na roças, A partir deste momento eu me aproximei muito da Igreja e comecei a discernir a vontade de ser padre, mas minha mãe dizia que desde já muito pequeno eu já falava em ser padre, porém eu não me lembro disso [risos].

O que o senhor seria se não fosse padre? Acho que eu seria médico psiquiatra, gosto de ajudar pessoas com doenças psicossomáticas.

Qual a importância da religião na vida de uma pessoa?
 Eu não consigo ver um ser humano sem uma religião, Ela ajuda a pessoa a se conhecer melhor e trabalhar seus limites. Ela ajuda a criar uma consciência moral e com isso permite que se tenha uma vivência melhor na família e na sociedade. Ela ajuda no enfrentamento das situações adversas da vida com sua espiritualidade e ainda nos possibilita um horizonte de fé e esperança que nos abre à transcendência de Deus, o que nos ajuda a sermos mais humanos, nos preocuparmos com os outros e colocar nossa vida em sintonia com a eternidade

Como o senhor poderia definir um bom padre? Tem uma frase que diz que “Ser padre é bom, mas ser um bom padre é melhor ainda”. Creio que um bom padre é aquele que celebra, visita e conhece os problemas da sua comunidade. A minha missão é de colocar aquilo que tenho. compartilhar a profunda experiência de Deus, que é amor, e consegue compartilhar esta experiência com todos, para que todos possam saborear a mesma alegria que eu tenho.

Vivemos em uma sociedade repleta de distrações e futilidade que, às vezes, podem ser mais atrativas do que a própria Igreja. Como pretende atrair os fiéis novamamorenses para as suas missas?  Não existe fórmulas mágicas para isso. Pretendo ser eu mesmo e viver minha identidade sacerdotal oferecendo Cristo a crianças, jovens e adultos ao mesmo tempo como tenho feito nos quatorze anos que sou padre. É claro que pretendo fazer o melhor possível para que as celebrações sejam agradáveis e que respondam à busca que os fiéis fazem de Deus.

Como espera que seja a primeira missa em Nova Mamoré? Já tive a oportunidade de celebrar missa na Paroquia. A primeira que realizei foi na zona rural na comunidade mães dos imigrantes, na 2a Linha do Ribeirão.  Fiquei encantado com a animação e a espiritualidade das pessoas, um povo simples mas ao mesmo tempo com muita inteligência. Confesso que no inicio fiquei um pouco com medo, afinal de contas vou substituir o padre Patrick que é tão querido e amado por todos.

Qual é a sua trajetória religiosa? Sai do seminário e fui enviado a para diocese de Luz, na cidade do mesmo nome em Minas Gerais aonde morei por quatro anos e fiz filosofia e Historia. De 1996 a 1999 estudei teologia em Belo Horizonte. Fui padre por 4 anos na cidade de Moema e nesse período me formei em geografia, Depois trabalhei 1 ano na paroquia de São Carlos do Bom Romeu na cidade de Lagoa da Pátria. Logo após morei 5 anos na paroquia das cidades de Medeiros e Pratinha. Antes de vir a Nova Mamoré assumi ainda por 3 anos a paroquia de São Roque na cidade de mesmo nome em Minas Gerais, também fiz pós e mestrado em Psicanálises Clínicas.

O senhor é devoto de qual santo? São Francisco de Assis é meu santo predileto, tanto é que sempre sonhei em assumir uma paroquia cujo padroeiro fosse ele é hoje estou realizando, além de São Francisco tenho uma grande devoção e espiritualidade pela padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Foto

Padre Reginaldo mostra o seu espaço particular aonde costuma fazer orações (Foto: Harlley Rebouças/ VirtualMamoré)

Foto

Padre Reginaldo mostra o andamento das obras da Nova Igreja "A Casa de Deus é um lugar aonde as pessoas devem se sentir bem" (Foto: Harlley Rebouças/ VirtualMamoré)

Postar um comentário

0 Comentários