Deputado Moreira Mendes brincou Carnaval junto com o Diretor da Usina de Jirau na Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro


O deputado federal de Rondônia Moreira Mendes (PSD-RO)) e o senador do Acre, Jorge Viana (PT-AC), foram ao samba com o José Lúcio Arruda, diretor da Energia Sustentável do Brasil que construiu a usina de Jirau, no rio Madeira, em Porto Velho.  Enquanto eles sambavam na Sapucaí, os seus estados sofriam desabastecimento, isolamento devido a cheia dos rios Madeira e Acre. O senador acompanhou a primeira-dama acreana, Marlúcia Cândido. O encontro do grupo ocorreu na segunda-feira, 03, desfile da escola de samba carioca Unidos da Vila Isabel. O carnaval em Rio Branco, capital do Acre e o de Porto Velho, em Rondônia, foram cancelados por conta da cheia do rio Madeira que inundou a BR 364 isolando o Estado do Acre, do restante do país por estradas e dificultando o abastecimento da região.

Mendes que também é advogado e pecuarista, pediu para que sua assessoria registrasse em fotos a folia. As imagens no sambódromo foram removidas de redes sociais à pedido. Ao lado de Moreira Mendes e Viana na foto, aparece José Lúcio Arruda, diretor institucional da Energia Sustentável do Brasil, consórcio responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Jirau. No final de fevereiro, Moreira Mendes, utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados para defender as obras das usinas de Santo Antônio e Jirau: “elas não são as responsáveis pelos desastres provocados pelo Rio Madeira”.



Já o senador Jorge Viana pediu no Senado na semana passada informações dos ministérios sobre os impactos dos reservatórios das hidrelétricas de Rondônia, na cheia do Rio Madeira. Mas em nenhum momento solicitou responsabilização judicial dos empreendimentos, como já fizeram várias organizações, inclusive MPE e MPF.

“Eu mesmo, que conheço bem a região, confesso que estou assustado. Eu já me choquei quando há pouco mais de uma semana sobrevoei a área”, disse Jorge no Senado. “Acre e Rondônia devem ter participação pelo uso ambiental do recurso natural”, declarou Jorge Viana há seis anos quando fazia previsões de impactos dos empreendimentos para o Acre. A participação da primeira dama do Acre, Marlúcia Cândido no desfile carioca, causou indignação dos internautas. A esposa do governador do Acre, Tião Viana (PT), teve que fazer nota pública para se retratar com os acreanos, e mesmo assim continuou sendo criticada. Para os internautas, Cândido deixou de ser solidária, esnobou o povo do Acre ao aparecer sorridente desfilando atrás da bateria da Vila Isabel, em um momento que o Estado dela sofre com desabastecimento, isolamento do restante do país e uma crise na segurança pública.

Fonte: Agência Vanguarda

Postar um comentário

0 Comentários