O deputado federal de Rondônia Moreira Mendes (PSD-RO)) e o senador do Acre, Jorge Viana (PT-AC), foram ao samba com o José Lúcio Arruda, diretor da Energia Sustentável do Brasil que construiu a usina de Jirau, no rio Madeira, em Porto Velho. Enquanto eles sambavam na Sapucaí, os seus estados sofriam desabastecimento, isolamento devido a cheia dos rios Madeira e Acre. O senador acompanhou a primeira-dama acreana, Marlúcia Cândido. O encontro do grupo ocorreu na segunda-feira, 03, desfile da escola de samba carioca Unidos da Vila Isabel. O carnaval em Rio Branco, capital do Acre e o de Porto Velho, em Rondônia, foram cancelados por conta da cheia do rio Madeira que inundou a BR 364 isolando o Estado do Acre, do restante do país por estradas e dificultando o abastecimento da região.
Mendes que também é advogado e pecuarista, pediu para que sua assessoria registrasse em fotos a folia. As imagens no sambódromo foram removidas de redes sociais à pedido. Ao lado de Moreira Mendes e Viana na foto, aparece José Lúcio Arruda, diretor institucional da Energia Sustentável do Brasil, consórcio responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Jirau. No final de fevereiro, Moreira Mendes, utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados para defender as obras das usinas de Santo Antônio e Jirau: “elas não são as responsáveis pelos desastres provocados pelo Rio Madeira”.

“Eu mesmo, que conheço bem a região, confesso que estou assustado. Eu já me choquei quando há pouco mais de uma semana sobrevoei a área”, disse Jorge no Senado. “Acre e Rondônia devem ter participação pelo uso ambiental do recurso natural”, declarou Jorge Viana há seis anos quando fazia previsões de impactos dos empreendimentos para o Acre. A participação da primeira dama do Acre, Marlúcia Cândido no desfile carioca, causou indignação dos internautas. A esposa do governador do Acre, Tião Viana (PT), teve que fazer nota pública para se retratar com os acreanos, e mesmo assim continuou sendo criticada. Para os internautas, Cândido deixou de ser solidária, esnobou o povo do Acre ao aparecer sorridente desfilando atrás da bateria da Vila Isabel, em um momento que o Estado dela sofre com desabastecimento, isolamento do restante do país e uma crise na segurança pública.
Fonte: Agência Vanguarda
0 Comentários