1ª Conferência Municipal de Cultura propõe ações para valorizar e desenvolver o setor

Foto

1ª Conferência Municipal de Cultura

A 1ª Conferência Municipal de Cultura de Nova Mamoré  reuniu mais de 170 pessoas entre representantes do Poder Público Municipal, entidades, associações, organizações não governamentais e a comunidade. Foi um dia todo de debate com foco principal no tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. O evento atende a Portaria nº 33, de 16 de abril de 2013, do Ministério da Cultura, que convoca para a 3ª Conferência Nacional de Cultura, com a realização das etapas municipal e estadual. 

Durante o evento houve a formação de grupos para a discussão de quatro diferentes eixos a fim de apontar as necessidades e desafios de cada área. Dentre os principais temas destes grupos esteve a Implantação do Sistema Nacional de Cultura; a Produção Simbólica e a Diversidade Cultural, com foco no fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos; a Cidadania e Direito Culturais, garantindo o pleno exercício dos direitos culturais e da consolidação da cidadania e ainda o Desenvolvimento da Cultura, voltado para a economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Segundo a Secretário de Esporte Cultura e Lazer Altamir Foschessato, os principais objetivos da Conferência foram cumpridos de forma eficaz. “Os representantes da sociedade souberam dialogar e propor ações e políticas efetivas para o fomento, valorização e reconhecimento dos artistas e das produções locais. Além disso, avançamos muito nas discussões que envolvem a implantação de projetos de incentivo à preservação da memória e do patrimônio histórico de Nova Mamoré”, destaca.

Resultados
Ao final da Conferência foi realizada uma Plenária Geral para socialização das necessidades principais de cada área, que agora serão encaminhadas aos governos municipal, estadual e federal. Também foi elaborado um documento para ser encaminhado ao Governo do Estado de Rondônia e ao Ministério da Cultura. Houve ainda a nomeação dos delegados, (três representantes do Poder Público Municipal e quatro da sociedade civil) que vão representar Nova Mamoré na Conferência Estadual de Cultura, no mês de setembro, em Cacoal.
Para Altamir Foschessato a participação efetiva da sociedade foi fundamental para o apontamento das políticas necessárias para o município. “Com as propostas de diversos segmentos e entidades direcionadas à área cultural vamos poder agora, de fato, construir projetos e apontar ações também nas esferas estadual e federal, que fomentem e promovam melhorias significativas em nosso setor. A intenção do Poder Público é valorizar a cultura local, preservando nossa história e memória”, finaliza.

Foto

(Foto: Tiago Santos /VirtualMamoré)

Foto

(Foto: Tiago Santos /VirtualMamoré)

Foto

(Foto: Tiago Santos /VirtualMamoré)

Postar um comentário

0 Comentários